terça-feira, 12 de junho de 2018

DINÂMICAS NOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS



No decorrer dos últimos meses tem-se assistido a algumas mudanças no mercado dos fundos de investimento imobiliário, embora os montantes sob gestão se tenham mantido.

Os dados da CMVM apresentam no mês de abril o valor global sob gestão de 10.834 milhões de euros, quase igual ao registado em março que foi de 10.837 milhões de euros. Ou seja, pouco dinamismo nos montantes sob gestão.

No quadro abaixo é possível verificar as variações registadas para abril/março:



Fonte: CMVM

Não obstante, isso tem havido alguma dinâmica com o lançamento das SICAFI (sociedades de investimento imobiliário autogeridas de capital fixo e subscrição particular), tendo se registado a criação de duas sociedades desta natureza. Por outro lado, houve a liquidação de 3 fundos, bem como a transferência de dois fundos para outras sociedades gestoras.

De acordo com a CMVM nos imóveis detidos pelos fundos de investimento imobiliário, nomeadamente habitação, comércio e serviços mantêm uma tendência de decrescente nos montantes sob gestão.





Fonte: CMVM

Quanto às sociedades gestoras com maiores valores sob gestão os primeiros lugares são da Interfundos e Norfin, com 15% e 13% respetivamente, logo seguidos da GNB com uma quota mercado de 10%.

Parece-nos que estão a acontecer as primeiras iniciativas e alterações com novas dinâmicas no mercado dos fundos com as SICAFI, penso ainda ser cedo para fazer um ponto de situação, contudo é de salientar que já se regista alguma atividade.

conteúdo informativo
newsletter junho 2018

0 comentários:

Enviar um comentário