sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

TENDÊNCIA GLOBAL DE INVESTIMENTO NO IMOBILIÁRIO



O setor imobiliário está em alta e muito ativo, verifica-se grande dinamismo por parte dos investidores. Existindo na atualidade uma tendência global crescente de afetação de meios e capital para investimentos em ativos imobiliários, em alternativa a outros tipos de ativos disponíveis no mercado.

Com as taxas de juros reduzidas, permite e proporciona elevada liquidez nos investidores internacionais, que vêm no mercado imobiliário melhores rentabilidades, que assim focam uma boa parte dos seus recursos e capital para este setor. Gerando-se por sua vez uma procura elevada e, contudo, a oferta de produtos imobiliários qualificados é limitada. Tudo isto, conjugada com yields baixas e estáveis no mercado imobiliário, proporcionadas pela existência dum mercado de arrendamento muito ativo, tornam efetivamente o investimento em imobiliário uma tendência.

Esta tendência dinamiza o sector do imobiliário de uma forma geral e também em Portugal se faz sentir, sobretudo nos maiores e principais centros urbanos (realce para o Porto e Lisboa). Realçamos alguns sinais que sustentam esta tendência e a sua afetação ao mercado imobiliário nacional.

- Investidores institucionais oriundos de várias localizações, como: França, Espanha e Alemanha lideram na aquisição de ativos imobiliários.

- Retoma e sustentabilidade dos preços do imobiliário residencial e nos restantes segmentos.

- Estima-se que o valor do investimento estrangeiro em Portugal em 2018 no imobiliário, seja próximo dos 3 mil milhões de euros, sobretudo nos segmentos de retalho e serviços/escritórios.

- O número de participantes em fundos imobiliários tem aumentado significativamente em subscrições e montantes.

- Os fundos imobiliários apresentam de um modo geral rentabilidades positivas.

- Aquisições recentes no imobiliário nacional, tais como: a compra da Imopólis e do fundo ImoDesenvolvimento pela Varde Partners, aquisição da Comporta em parceria com investidor nacional, entre outras.

conteúdo informativo
newsletter dezembro 2018

0 comentários:

Enviar um comentário